Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Receita: rosquinhas festivas


Um lanche rápido e fácil de fazer.


ROSQUINHAS FESTIVAS


Ingredientes massa:
meia xícara chá de açúcar
1 colher sopa de margarina
1 colher sopa de fermento
3 ovos inteiros
1 colher sopa de essência de rum (a receita original pede 1/4 de xícara chá de aguardente)
cerca de 4 xícaras chá de farinha de trigo
óleo para fritura


Ingredientes calda:
meia xícara chá de leite
1 xícara chá de açúcar
1 xícara chá de chocolate em pó
1 colher chá de essência de baunilha


Cobertura:
chocolate granulado (tradicional ou colorido)


Modo:
Numa tigela misture o açúcar, a margarina, o fermento, os ovos e o rum. Coloque a farinha aos poucos e misture até que a massa solte das mãos. Faça cordões e rodelas e frite-os. Escorra em papel absorvente.
Leve os ingredientes da calda ao forno até que ferva. Molhe um dos lados da rosquinha e passe no granulado.


Deve ser armazenado em pote fechado para que não perca a textura crocante.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O alto astral começa pela cozinha

Todo mundo gosta de entrar numa casa limpa, perfumada, organizada. Mas já reparou que às vezes esta mesma casa tem um "clima pesado"?
Segundo o velho ditado "não creio em bruxas, mas que elas existem, existem" , é sempre bom a gente se prevenir de qualquer mau olhado que possa ser direcionado à nossa casa. E uma boa maneira é através da utilização do Feng Shui.






O Feng Shui (leia-se fong suei) é uma filosofia com cerca de sete mil anos cujos preceitos foram criados pela observação de uma relação entre os problemas que as pessoas apresentavam e o ambiente em que viviam. Fazendo pequenas mudanças no ambiente físico você consegue equilibrar o ying e o yang, o bem e o mal, o claro e o escuro de todas as coisas. Ou seja, o objetivo do Feng Shui é ajudar a atrair energias positivas e evitar que as negativas tomem conta do ambiente e atrapalhem a vida da família.
E por que não começarmos esses mudanças pela cozinha?
Pela perspectiva do Feng Shui a cozinha é considerada a parte mais importante da casa, pois é lá onde está o fogão, símbolo de riqueza da família (calma! Você não precisa ter o modelo de última geração ou um fogão de 6 bocais). Exatamente por isso ele deve estar sempre limpo e em perfeitas condições. Qualquer problema com o fogão cria um Ch'i* negativo e pode afetar a situação financeira da família.

(*Sintetizando Ch'i é a nossa "energia vital" que flui dentro do corpo. O fluxo adequado do Ch'i traz harmonia, equilíbrio e bem estar).


Vamos citar algumas coisas simples que podem ajudar a harmonizar o ambiente:
  • a cozinha deve ser bem iluminada e arejada para encontrar o Ch'i benéfico. É claro que esse mesmo Ch'i penetra na comida recém cozida, trazendo benefício a todos que dela se alimentam;
  • a pessoa que trabalha no fogão deve ter uma visão geral de quem entra ou sai do ambiente. Se isso não for possível, pela disposição dos móveis, basta se colocar um espelho em local estratégico. Acredita-se que a qualidade do alimento se altera negativamente se o cozinheiro levar um susto;
  • a água simboliza o dinheiro. Portanto, é necessário que todo vazamento seja sanado o mais rápido possível;
  • não utilize panos rasgados na cozinha (toalhas, panos de prato). Isso afasta a prosperidade (isso também vale para as outras partes da casa: toalhas, fronhas, lençois). Dê preferência aos coloridos, trazendo alegria ao ambiente;
  • organizar os utensílios não só facilita com que cada item seja facilmente encontrado, mas também traz prosperidade e calma a todos. Cada coisa no seu lugar;

 

  • a mesa onde se faz as refeições é símbolo de prosperidade, portanto, coloque sempre recipientes com frutas ou flores bem coloridas (mesmo que sejam artificiais);
  • objetos de vidros transparentes e madeira trazem equilíbrio. Tenha-os sempre à vista;
  • as cores fazem parte de um ambiente equilibrado e também auxiliam na digestão. O amarelo, o verde e o vermelho não devem faltar. Pratos, copos, travessas...
  • se o fogão é símbolo de vida e prosperidade, o lixo logicamente é seu oposto. Não deixe que os dois fiquem juntos. Seu fogão fica ao lado da pia, que por sua vez tem a lixeirinha ali? Simples: coloque entre eles algum objeto feito de madeira ou um pano verde. Isso "corta" o choque de energias.

E nem preciso dizer que manter tudo limpo além de ser higiênico e benéfico à saúde, faz um bem danado de se olhar. E lembre-se, a gente começa a comer com os olhos.
Sua cozinha não tem que ser grande, modernosa, caríssima. Deve ser prática, limpa e aconchegante. Isso já vai fazer uma grande diferença.
E boa sorte pra todos nós!



(fonte: Revista Nestlé e você, setembro/2002 - livro: Feng Shui para o sucesso, a saúde e a felicidade, de Richard Webster, ed. Pensamento)

terça-feira, 26 de abril de 2011

E deu-se vida ao conto de fadas...


Já há algumas semanas não se fala em outra coisa a não ser no Casamento Real Britânico. Tudo é motivo para especulação: o vestido da noiva, onde será a lua-de-mel, quem são os convidados, como será o relacionamento da noiva com a Rainha Elizabeth II ou mesmo com sua futura sogra Camilla, e até mesmo se Kate conseguirá ocupar no coração do povo o mesmo lugar da finada mãe do Príncipe William, Lady Diana Spencer.
O ponto em questão é que, mesmo um tanto ultrapassado, o conto de fadas chama a atenção de todos.  Há aqueles que torcem o nariz quando se toca no assunto, mas quem lá no fundinho não tem uma curiosidade, nem que seja mórbida, de saber como deve ser se sentir de plebeia  a, quem sabe, futura Rainha da Inglaterra?

Como bons plebeus que somos gostamos logo de dizer que não importa se são da realeza ou não, eles fazem as mesmas coisas que nós réles mortais: comem, dormem e usam o banheiro. Mas a fascinação pelo conto de fadas vem de longe. Vem de quando éramos crianças e ouvíamos ou assistíamos na TV ou cinema os desenhos maravilhosos, em especial os da Disney, com todo o seu glamour da vida da pessoa simples que se apaixonava pelo príncipe e se tornava também da realeza, como A Bela e a Fera. Ou da pobre menina perseguida por alguém, normalmente alguém que não era da família (a madrasta em Branca de Neve), mas que é salva pelo amor do príncipe.
Todas essas histórias, com seus finais cheios de moral, ajudam as crianças a entender parte da vida que lhe espera mais adiante. A encarar seus medos, a seguir seus sonhos, a ser bom de coração.


Os contos de fadas nem sempre foram assim. Na realidade as histórias contadas de forma oral tinham finais aterradores, assassinatos e cenas sensuais, porque de fato não eram histórias infantis. Mas sim histórias contadas por algum trovador que distraía o povo do vilarejo, sem nenhuma outra diversão à vista.
Giambattista Basile, Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, Madame de Villeneuve, Charles Perrault, foram alguns dos nomes desses historiadores famosos entre os séculos XVII e XVIII. No século XIX os Irmãos Grimm passaram a "amenizar" muitas dessas histórias e, a partir deles, Walt Disney (estúdio) fez suas obras primas, como Branca de Neve em 1937; Cinderela em 1950; A Bela Adormecida em 1959 e A Bela e a Fera em 1991.


Hoje já não nos contentamos com o Felizes para sempre. Queremos saber o que se passa na intimidade, na rotina por trás dos muros do castelo. Tornamo-nos "voyers" (observadores da intimidade alheia) por um período de tempo, torcemos contra, a favor, ficamos indiferentes. Posso até dizer que não estou nem aí, que o casamento será do outro lado do mundo, mas ficamos contentes ao saber que o vestido usado no dia do anúncio do noivado era de uma estilista brasileira. Terrinha brasilis estava presente. E vamos combinar, que vestido lindão!


Quer você se interesse ou não pelo assunto, quer você assista ao casamento pela TV ou não no próximo dia 29, tudo bem. Lá no fundo você e eu sabemos que isso não existe pra todos (ou todAS), mas é muito bom saber que com a atitude correta, com ação, com bons amigos e uma pitadinha de sorte, muita coisa boa pode acontecer. Seja na realeza ou não. E isso, minha amiga, os contos de fadas deixaram bem semeados em nossos corações.

*****************************************************************************************************

Mas como TUDO a gente pode transformar numa boa piada...nem tudo são flores no "happy ever after..."





segunda-feira, 25 de abril de 2011

Encontrando-se

Quem nunca parou para fazer uma auto análise que atire a primeira pedra...
Geralmente fazemos isso em época de ano novo. Refazemos mentalmente todos os passos que demos ao longo do ano, procurando ver e entender o que deu errado - e tentar não repetir no futuro - e o que deu certo - opa! Não se mexe em time que está ganhando!
Nos aniversários também fazemos uma introspecção...Caraca! Mais um ano de vida, e agora? Pra que lado eu vou? Será que minha vida está boa? Tenho bons amigos? Minha família está próxima de mim? Tenho minha própria família, ou melhor, tenho vontade de ter minha própria família? Enquanto estou no caminho da busca por algo estou me divertindo?
Os questionamentos são vários: família, trabalho, saúde, amizade, amor. Todos são igualmente importantes, mas é notório que em determinadas fases da vida damos mais atenção a um do que a outro. Normal isso.
Mas o que não dá pra ser é ficarmos parados, estancados, esperando que algo miraculoso aconteça e, com isso, acabamos por nos afundar na famosa e velha depressão.
Não, não estou menosprezando quem sofre deste chamado "mal do século" (pelo menos do século passado). Mas admito que em alguns casos há muito mais inércia do que propriamente um conjunto de azar na vida e/ou problemas químicos do organismo.
Cada um busca suas respostas como pode e como quer. Uns na religião, outros na terapia, outros na literatura de autoajuda.
Seja qual for o seu método, o certo é: BUSQUE. OUSE. SINTA. ENCONTRE-SE.


E falando em busca e encontros, vou sugerir um filme/livro que tem tudo a ver com esse assunto. O livro é "Comer, Rezar e Amar", de Elizabeth Gilbert (ed. Objetiva).



O livro já estava fazendo o maior sucesso quando foi transformado em filme com Julia Roberts e Javier Barden no elenco.
Alguns críticos reclamaram que o filme estava longo demais; que com menos tempo o recado teria sido dado perfeitamente. Bom, eu discordo. Adorei o filme (mesmo sabendo que na vida real o "príncipe encantado" dela não era tão bonito quanto Javier Barden. Penélope Cruz que não nos ouça!!!!). Tem cenas deliciosas de lugares mágicos. Inclusive a minha preferida nem é uma cena com diálogo, porque neste caso a paisagem e a sonoplastia fizeram um trabalho primoroso. Confira embaixo:



O prazer de curtir a própria companhia e de comer sem culpa...ao som de Mozart em "A Flauta Mágica". Aaaahhhhh...não tem preço!!!
O filme já está disponível nas locadoras.
Viaje nas locações, enfrente seus medos, encontre-se. E, acima de tudo, "dolce farniente".





quinta-feira, 21 de abril de 2011

Uma Páscoa diferente... - Receita: tronco de chocolate

Normalmente feita na época do natal, esta receita é tiro certo a ser feita também na Páscoa. Afinal, ela leva cobertura de chocolate e recheio de nozes. Impossível resistir... Você nem vai se lembrar que ainda tem que comprar os ovos...






TRONCO DE CHOCOLATE


Ingredientes do rocambole:


1 xícara chá de açúcar
4 gemas (claras em neve)
3 colheres sopa de água fria
1 xícara chá de farinha de trigo
1 colher café de fermento
meia xícara chá de nozes móidas


Ingredientes recheio:


1 lata de leite condensado
1 colher sopa de margarina
meia xícara chá de nozes moídas


Ingredientes cobertura:


1 lata de creme de leite
1 tablete (200g) de chocolate (o da receita foi utilizado o meio amargo)
nozes e cerejas pra enfeitar (opcional)


Preparo:


Comece pelo rocambole. Bata bem as gemas e o açúcar. Acrescente a água, a farinha, as nozes  e o fermento. Por último as claras em neve, misturando delicadamente. Leve ao forno preaquecido em tabuleito médio untado e polvilhado.
Desenforme em pano de prato úmido. Desenrole e recheie, tornando a enrolar.


Enquanto o rocambole está no forno faça o recheio. Numa panela coloque o leite condensado e a margarina. Cozinhe mexendo sempre para não empelotar até que solte do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente as nozes, misturando bem. Recheie o rocambole.


Para a cobertura aqueça o creme de leite em banho-maria. Acrescente o chocolate picado mexendo até que derreta. Deixe esfriar completamente. Cubra o rocambole, faça umas nervuras com um garfo no chocolate já coberto, imitando a textura de um tronco. Leve à geladeira para firmar (cerca de 20 min). Decore a gosto.


Boa sobremesa. Feliz Páscoa!

sábado, 16 de abril de 2011

Chocolate - ame-o ou...ame-o.

Sim, há toda uma explicação científica do porquê amamos chocolate.
Ele não é apenas um vício. É O vício.
E se você quiser saber mais sobre isso, e também a sua história, depoimento de famosos quanto à iguaria em suas vidas e até um teste pra saber que tipo de chocólatra você é, você não pode deixar de ler "Chocolate: porque gostamos tanto? História, ciência e confissão de chocólatras famosos", de Ana Paula Brasil e André Modenesi (Ed. Casa da Palavra).



Mas, se você estiver morreeeeeeeeendo de curiosidade sobre que tipo de chocólatra você é, também pode acessar o link da página abaixo e conferir por você mesmo.


Eu já descobri de que tipo eu sou, e você?
Boa leitura!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Receita - Brigadeirão

Jogue no Google a palavra "brigadeiro" e logo vem várias páginas explicando a origem do doce.
Basicamente, ele foi criado na década de 1940, em homenagem a um certo candidato brigadeiro que concorria à presidência da república.
O candidato não venceu, mas o país ganhou um doce que tornou-se unanimidade em presença nas festas infantis.
A receita original - do doce pequeno e em forma de bolinha - leva chocolate em pó, leite condensado e margarina. Esta é um pouquinho diferente por se tratar de um doce  em tamanho maior. É praticamente um pudim de chocolate.
Mas seja no tamanho original, ou em proporções avantajadas, é uma ótima pedida pra sobremesa.
Vamos à ela?


BRIGADEIRÃO


Ingredientes:


1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite
1 xícara chá de chocolate em pó
1 colher sopa de margarina
1 colher sopa de farinha de trigo
4 ovos (claras em neve)
chocolate granulado para cobertura
margarina para untar a fôrma


Preparo:


Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, o chocolate, a farinha de trigo, a margarina e as gemas.
Adicione as claras em neve delicadamente à mistura.
Despeje na fôrma untada, cubra com papel alumínio e leve ao forno em banho-maria por aproximadamente 1 hora e meia.
Desenforme quando estiver gelado e salpique o chocolate granulado.



quinta-feira, 14 de abril de 2011

Um clube só para chocólatras...mmmmm....

Isso seria o máximo, não? Uma reunião com as amigas em todos os momentos de crises. Tudo isso regado a MUUUUUUUIIITO chocolate!!!!
Essa é a ideia do livro de CAROLE MATTHEWS, "Clube das Chocólatras".



Abaixo a sinopse como encontrada no livro:
" Algumas mulheres são viciadas em compras, em champanhe. Já umas curtem bons livros; outras estão sempre nas melhores boates.
Lucy Lombard, porém, só não consegue viver sem uma coisa: CHOCOLATE.
Delicioso, cremoso, docinho, tudo de bom!
Insubstituível, não há nada que ele não cure, desde coração partido a dor de cabeça. E nossa amiga não está só; compartilha sua paixão por essa iguaria com outras três viciadas, Autumn, Nadia e Chantal.
Juntas, elas formam um grupo seleto, denominado Clube das Chocólatras. Sempre que há uma crise, elas se reúnem em seu santuário, o Paraíso do Chocolate.
Com um namorado galinha que vive prometendo mudar, um chefe paquerador, um marido viciado em jogo, um casamento sem amor, assunto é o que não falta entre elas..."

Um máximo!!!! Mas vou logo avisando: não há como não se influenciar pelas descrições aos vários tipos de chocolate. Chega uma hora em que você PRECISA atacar um bombom.

Não contente em nos fazer engordar pelo menos uns 3kg, a autora lançou "A Dieta das Chocólatras".


Dieta???? Só se for de engorda! A barra aqui fica um pouquinho mais pesada. As 4 amigas se envolvem em novas confusões e há até um conselho válido na contra capa:

"Dicas de sobrevivência nos momentos de estresse:
1. Respire fundo
2. Conte até 10
3.Coma chocolate"

Diversão garantida e uns quilinhos a mais. Gorda, porém feliz, eheheh...

E já que estamos falando este mês em chocolate, nada como fazer uma gracinha e justificar porquê chocolate é tão bom e, algumas vezes, melhor do que sexo. Divirta-se!

01. O chocolate satisfaz mesmo quando amolece.
02. Você pode comer chocolate no carro, sem ser interrompido pelo guarda.
03. Você pode comer chocolate na frente da sua mãe.
04. Se você morder com força, o chocolate não grita e não reclama.
05. Duas pessoas, do mesmo sexo podem comer chocolate sem serem chamadas por nomes feios.
06. Chocolate não reclama que você o comeu muito rápido.
07. Você pode pedir chocolate a alguém sem levar um tapa na cara.
08. Chocolate lambuza, mas não lhe deixa com nojo.
09. Você não precisa mentir para o chocolate.
10. O chocolate não liga se você é virgem ou não.
11. Você pode comer chocolate quando está menstruada.
12. Você pode comer chocolate em qualquer dia da semana. 
13. Um bom chocolate é fácil de se encontrar.
14. Você nunca é muito jovem ou muito velho para comer chocolate.
15. Quando você come chocolate, os vizinhos não ouvem.
16. O tamanho do chocolate não importa, apenas o prazer que ele proporciona.
17. O chocolate cheira bem.
18. Nao é difícil comer chocolate pela primeira vez.
19. Você pode levar o chocolate na bolsa.
20. Você pode comer chocolate a vontade, que nunca vai engravidar. 
21. Chocolate não transmite AIDS.
22. Você não precisa usar camisinha para comer chocolate. 
23. Se o seu filho lhe vir comendo chocolate, não vai ficar fazendo perguntas constrangedoras.
24. Ninguém termina um casamento por falta de chocolate.
25. Você não precisa esperar quase uma hora para comer outro.

(fonte: charges.uol.com.br)




domingo, 10 de abril de 2011

Receita - Chocolate e café..Isso dá samba? ou melhor, bolo?...



Vasculhando antigas receitas encontrei uma que fez parte de meus projetos culinários iniciais.
Esta receita me foi dada por uma colega da época. Minha adaptação se deu só na cobertura (sempre amei essa cobertura mais grossa, meio brigadeiro).
A receita é fácil e o preparo é rápido. Quando você precisa desesperadamente de chocolate...mmmm
Pra quem gosta de misturar chocolate a outros sabores, vai a pedida.

BOLO DE CHOCOLATE E CAFÉ

Ingredientes:

2 colheres sopa de margarina
9 colheres sopa de açúcar
3 ovos (claras em neve)
12 colheres de farinha de trigo (ou 10 colheres de farinha de trigo e 2 de amido de milho)
1 colher chá de fermento em pó
4 colheres sopa de chocolate em pó
1 copo americano de café pronto

Modo de preparo:

Misture as gemas, a margarina e o açúcar. Após acrescente primeiro os ingredientes secos. Em seguida o café. As claras por último, misturando delicadamente.
Tabuleiro pequeno untado e enfarinhado.
Forno preaquecido.
Após retirar do forno, cubra com a cobertura de sua preferência.
A minha? A velha receita de brigadeiro: 1 lata de leite condensado, 1 colher sopa de margarina, 4 colheres sopa de chocolate. Leve ao fogo até ferver, misturando sempre pra não grudar no fundo da panela. Cubra o bolo.

Eu sei que a gula é pecado, mas não dá pra ficar num pedaço só..........



sábado, 9 de abril de 2011

Desestressando

Ah, sim!!! Tem aqueles dias em que você acha que nada dá certo, ou que certas coisas estão levando uma eternidade para serem resolvidas....O que você faz pra desestressar?


Um banho de espuma talvez;





cozinhar uma massa e sová-la bem descarregando toda sua raiva; 







se entupir de chocolate; 





ligar a televisão e ficar "vegetando" em frente a ela;





 ir ao cinema;



 ler um livro; 



sair pra caminhar;


 ir brincar com os filhos (ou sobrinhos ou filhos do vizinho);





 fazer yoga;



 jogar algum videogame e assassinar todo mundo que vê pela frente; 


As opções são muitas...
A minha é...




DANÇAR!!!!

Seja qual for a sua opção, faça-a e seja feliz.











sexta-feira, 8 de abril de 2011

É chocolate que você quer? Toma-lhe chocolate!!!!

Provavelmente você já assistiu a esse filme. Se não a última versão, pelo menos a primeira de 1971. Não? Então senta e toma-lhe chocolate!!!



A primeira versão tinha Gene Wilder como o senhor Willy Wonka, um excêntrico dono de uma famosa marca de chocolate, que nunca era visto por ninguém. Ele decide procurar um herdeiro merecedor de seu império e, para isso, ele cria um concurso, distribuindo 15 selos dourados para as 15 crianças sortudas, que iriam conhecer a sua fábrica.
Nem é preciso ser muito imaginativo para saber que coisas estranhas acontecem ao longo dessa visita, mas sempre muito divertidas e com a participação dos ajudantes-anões, os Loompas.
A segunda versão, de 2005, com direção de Tim Burton, teve Johnny Depp no papel principal.


O que pouca gente sabe é que esse filme não foi um roteiro original, mas sim adaptado de um livro do escritor galês Roald Dahl, de 1968. O livro já foi publicado no Brasil pela editora Martins Fontes.



Seja na forma de filme ou livro, é diversão na certa.
Abaixo o trailer de 2005.



quinta-feira, 7 de abril de 2011

Receita - Bolo musse de chocolate



Esta receita me foi apresentada pela Léo, em seu blog Truques e Quitutes (você pode visualizá-lo por aqui, à direita da tela, em minha lista de blogs), que por sua vez disse ter visto a receita numa caixa de chocolate em pó Dois Frades, da Nestlé.
De qualquer forma, como a gente sempre adapta a receita ao nosso jeito de cozinhar, aqui está a receita, com umas poucas modificações de minha parte.

É fácil. É rápida. O ponto do bolo pronto é mole por dentro, casquinha em cima. Vamos a ela:

BOLO MUSSE DE CHOCOLATE (MEIO AMARGO)

Ingredientes:

200g de chocolate meio amargo em barra 
200g de manteiga sem sal
100g de açúcar
10 gotas de essência de baunilha
3 ovos (claras em neve)
1/3 de xícara de farinha de trigo


Preparo:


Prepare a fôrma (redonda, 20cm) coberta com papel manteiga e untada com manteiga. 
Em banho-maria derrata a manteiga, o açúcar, a baunilha e o sal. Misture bem até virar um creme. Acrescente o chocolate aos pedaços aos poucos, misturando sempre.
Numa vasilha em separado coloque as gemas peneiradas e duas colheres dessa mistura do chocolate e misture. Isso fará as gemas irem à temperatura do creme de chocolate.
Adicione o restante do creme às gemas e a farinha de trigo. Depois, as claras em neve, misturando delicadamente de baixo para cima.
Coloque a massa na fôrma e leve ao forno pré-aquecido (importante estar de fato pré-aquecido) por 25min (dependendo do seu forno).
Conforme dito acima, o bolo estará pronto quando criar uma casquinha na parte de cima.
Desenforme. Sirva com sorvete.

Ave Xochiquetzal!!!!

Ok. Provavelmente você nunca ouviu falar nessa criatura. Eu também não até pouco tempo atrás. Mas traduza essa palavra para o nosso cotidiano, CHOCOLATE... Aaaaahhhhhh! Aposto que agora você se tocou!.





Chocolate remete-nos ao doce, à alegria, à comemoração, ao amor. Essa é a sensação de 99,9% dos amantes do chocolate. Isso se dá porque ele contém uma substância que imita a sensação de estar apaixonado (alguém se lembrou das famosas caixas em formato de coração para o Dia dos Namorados?), tem um efeito levemente parecido ao da maconha, produzindo euforia e diminuindo o estresse (mmmmm...conhece alguma piada sobre entupir uma mulher na TPM de chocolate?).
Durante muito tempo, nos primórdios, o chocolate foi considerado a "bebida dos deuses". E, segundo a lenda asteca, foi o deus Xochiquetzal,  que desceu do céu sobre o raio de uma estrela da manhã depois de roubar a preciosa planta do paraíso, quem ensinou ao homem das delícias dessa iguaria. O chocolate era servido nos rituais religiosos e celebrações. Era misturado a aromas como a baunilha, canela, pimenta da Jamaica, chilis. Os astecas também acreditavam que o cacau possuía fortes propriedades medicinais. De fato, aos guerreiros foram feitas bolachas de cacau sólido para fortalecer  sua resistência para longas caminhadas e aos rigores da batalha.


                                                           (astecas preparando chocolate)




A primeira menção do chocolate na Europa ocorrera em 1544, quando uma delegação de frades dominicanos voltou da Guatemala e presenteou a Filipe II com um pote de chocolate quente, batido.

O chocolate logo se tornou muito popular nos países católicos, pois o Papa Pio V fez uma declaração que ao ingerir a bebida os fiéis não estavam quebrando seu jejum, podendo, portanto, ser tomado nos Dias Santos. 
Mas a bebida também participou de conspirações ao ser utilizada pelos jesuítas para envenenar o Papa Clemente XIV.


O primeiro registro de chocolate como sendo utilizado qual medicamento surgiu em 1570. Francisco Hernandez, o médico real do rei Felipe II, acreditava que era benéfico, e o prescreveu para reduzir a febre e aliviar o desconforto em clima quente.


O chocolate finalmente chegou à Inglaterra em meados do século 17. É interessante que o café do Oriente Médio e o chá do Oriente chegaram em torno do mesmo tempo, e que o chocolate foi por um longo tempo o mais caro dos três. Ainda assim tornou-se popular, especialmente entre a elite de Londres. Samuel Pepys, o grande cronista de seu tempo, fez menção regular em seus diários sobre o famoso chocolate de beber. Em 1700 havia mais de 2.000 casas de chocolate abertas em Londres. 




A partir daí veio a popularização dos efeitos do chocolate como estimulante. Depois, como afrodisíaco, ao ser comercializado pela empresa Cadbury, acompanhado de flores, tornando-se um símbolo de romance. Em 1879 a empresa Lindt criou um sistema em que produzia barras de chocolates mais moles. Logo em seguida a Hershey mecanizou a produção e construiu uma cidade de trabalhadores, aumentando em larga escala a distribuição do confeito.
O chocolate passou a fazer parte de todo tipo de comemoração: Dia dos Namorados (nos bombons), Dia das Mães, Páscoa (nos ovos), Natal (nos biscoitos)...
Hoje em dia o chocolate é tão comum que já nem pensamos em sua importância. Afinal, quantas vezes, sem ter ideia do que dar de presente a uma pessoa, você não apareceu em sua casa com uma caixa de bombons debaixo do braço?

O objetivo do grande Xochiquetzal foi alcançado. Ao compartilhar seu segredo com o homem, ele trouxe alegria, energia e um toque divino às mãos de cada homem, mulher ou criança que ousa se render ao doce sabor de Sua Majestade, o Chocolate.



E você? Consegue enumerar quais seus preferidos?

(fonte de pesquisa: livro "O Clube do Biscoito", ed. Bertrand Brasil; fotos internet)