Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Caça aos falsários

E quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece....
Já ouviram isso,não?
Depois de passar por várias "primaveras", a gente começa a entender que o ser humano não é novidade. Eu explico, depois de tantos tropeções, rasteiras, observações, a gente começa  a ver que na vida mudam-se os atores, mas os papéis permanecem.
Nessa minha longa jornada já trabalhei como professora, micro empresária, esteticista, pedagoga, e às vezes, terapeuta (especialmente dos amigos cabeça-dura). O que todas essas profissões têm em comum? Gente querendo se dar bem.
Agora, enquanto enveredo pelo novo caminho das gostosuras, cozinhando meus bolos (que adoro)...Oh! Quão surpresa quando me deparo - novamente - com pessoas colocando suas asinhas pra fora, tentando se dar bem às custas do trabalho alheio.
Para aí, respira e come alguma coisinha pra relaxar...



Se você fizer uma busca  por sites de bolos e gostosuras, você ficará vesga com tanta opção. Uma melhor que a outra. Ótimo, assim você pode escolher a quem contratar pra que sua festa/comemoração tenha o bolo mais perfeito possível, de acordo com a ideia que paira em sua cabeça. Mas é aí que começa o perigo.
Tenho só me deparado com um monte de denúncia de pessoas - sem caráter? - que roubam fotos alheias e dizem ser trabalhos próprios. Ou seja,você vai comprar gato por lebre.
Agora, alguém pode me explicar pra que isso?
Por que alguém engana o outro dizendo que sabe fazer aquele determinado bolo, doce... se não o fez? Só pra embelezar o próprio site?



A meu ver isso só cria confusão, mal estar, processo, difamação e por aí vai.
Não,não sou famosa. Não, não tenho site de gostosuras vendendo um produto do qual nunca testei. Minhas receitas aqui são de domínio público (internet, revistas),mas os devidos créditos são dados e as fotos - feias ou bonitas - são tiradas de minha própria máquina caseira com seu péssimo flash. E por essas e outras não me preocupo de ir à caça e verificar se alguém "roubou" um de meus trabalhos,porque as receitas aqui expostas são exatamente para serem compartilhadas por todos.
De qualquer forma, aqui exponho minha indignação com quem trabalha "sujo" numa área onde há lugar pra todos. E também minha solidariedade com quem teve seu trabalho honesto roubado.
Pessoas, façamos mais bolos e menos guerra.


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Receita Internacional: Toucinho-do-céu

Esta é uma receita portuguesa, da cidade de Évora, na região do Alentejo.
Há várias versões para este mesmo doce, com ou sem amêndoas. Os formatos também podem variar, como em rocambole ou em fatias.
Esta versão é simples. Rapidinho está pronta e pode ser degustada.
Mãos à obra...


TOUCINHO-DO-CÉU*


2 3/4 xícaras chá de açúcar
3/4 xícara chá de água
1/4 xícara chá de amido de milho
1 xícara chá de amêndoas sem pele e moídas
5 ovos inteiros
10 gemas**
açúcar de confeiteiro


Modo:


Unte uma fôrma retangular (28 x 18 cm) e aqueça o forno em temperatura baixa.
Numa panela coloque o açúcar e a água e cozinhe em fogo alto, mexendo sempre até dissolver o açúcar e a calda ferver. Deixe esfriar um pouco.
Numa tigela misture os ovos inteiros, as gemas as amêndoas e o amido e mexa bem. Junte à calda e leve ao fogo baixo, cozinhando até engrossar (cerca de 5min).
Coloque na fôrma e asse até que ao espetar o palito, este saia limpo.
Deixe amornar,desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro. Sirva frio em pedaços.

Obs: O doce fica puxado para a cor amarela (por conta das gemas). Como sou over em tudo,coloquei mais amêndoas, daí o meu doce ter saído mais "escurinho".




* Receita: Revista Claudia Cozinha, setembro/2000,pág. 56 
** Não esquecendo de guardar as claras para uma receita futura.