Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Bolo Fofíssimo do Mauro Rebelo (receita e links)

Zilhões de sites e blogs de receitas. Você fica vesga com tanta foto maravilhosa e tanta coisa gostosa.
Com o tempo, só por ler os ingredientes e o modo de preparo, você se torna craque em saber se aquela receita combina contigo.
Éeeeeeee...receita também tem que combinar com o seu estilo de cozinhar.
Tem quem seja fera em fazer doces finos, outra, faz salgadinhos divinos; mais outra tem todas as cartas na manga sobre cozinhar para o dia a dia. Por isso que eu digo: sou uma barata!!! Amadoro doces. Meus salgados até saem gostosos (pelo menos até agora ninguém morreu..eheheheh), mas definitivamente meus doces saem melhores.



Voltando ao tema outros sites, há vários que acompanho de perto, e um deles é o de Mauro Rebelo. Ele é um culinarista de mão cheia e seu site está recheado de gostosuras dele e de outras pessoas que com ele compartilham.
Então, desta vez, eu vou compartilhar uma receita dele que olha.....é de tirar o chapéu.
Colocarei os links do site dele logo embaixo, assim você poderá conhecê-lo também e ver suas fotos e dicas maravilhosas.



BOLO FOFÍSSIMO DE LARANJA

Ingredientes:

6 ovos
3 xícaras chá de açúcar
3 xícaras chá de farinha de trigo peneirada
1 colher sopa de fermento
200ml de suco de laranja peneirado
100g de margarina (em temperatura ambiente - MUITO IMPORTANTE ISSO)

Modo:

Bata os ovos até que dobre de volume. Acrescente o açúcar até que vire uma espuma brilhosa.
Junte a margarina (estando em temperatura ambiente, a margarina se incorporará à massa mais facilmente).
A parte misture a farinha e o fermento e junte delicadamente ao resto da massa (misturando manualmente), alternando os pós com o suco de laranja.
Coloque a massa em fôrma untada (39cm x 26cm) e leve ao forno preaquecido - temperatura baixa ou média para baixa. (mais informações da receita abaixo).

OBS: Veja bem, segundo o link abaixo, esta receita de bolo originalmente leva LEITE. Ela foi adaptada para ser bolo de laranja. Portanto, se você deseja um "bolo de bolo" e outro recheio/cobertura, é imprescindível que você leia o site dele.



Após retirar o bolo do forno imediatamente faça furinhos nele com o garfo e regue-o com a calda de suco de laranja. Espere que absorva o líquido e aplique a cobertura dura de açúcar.
Espere esfriar completamente para cortar o bolo em quadradinhos (para que a cobertura não quebre).

CALDA DE SUCO DE LARANJA

3 copos e meio de suco de laranja
Meio copo de água
1 copo e meio de açúcar refinado

Leve todos os ingredientes ao fogo. Quando começar a ferver conte 10 min. Ponto de calda rala.

COBERTURA DURA DE AÇÚCAR

500g de açúcar de confeiteiro
8 colheres sopa (ou mais) de água fervente

OBS: O Mauro tem toda uma técnica para fazer e aplicar esta cobertura. Não se apavore, não é difícil, mas você se sentirá mais SEGURA seguindo à risca as orientações dele, por isso, prefiro que você vá diretamente ao link para isso (2º link).

Eu pessoalmente fiz como ele explicou no site e dá tudo certo. A princípio fiquei apavorada achando que a quantidade da cobertura durinha não daria para o bolo todo. Mas deu!!!! rsrsrs
E confesso, o bolo é pra lá de fofíssimo.

Após este experimento, testei a receita original (fiz a receita pela metade porque tinha pouca gente em casa e ainda assim o bolo ficou fofo). Com a diferença de cobertura. Da segunda vez fiz uma cobertura de açúcar de confeiteiro e chocolate. Todo mundo adorou!!!



  

4 comentários:

  1. Louca para fazer...mais louca ainda para comer...

    ResponderExcluir
  2. Gentemmmm,eu fiz este bolo...Maravilhosoooooooo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótima receita! Acho que vou tentar...Sempre fui uma apaixonada por doces e queria muito aprender técnicas de confeitaria. Me indicaram este curso online http://www.aprendum.com.br/curso-de-confeitaria-doce-online/ O Curso é ótimo, preço bem em conta e as aulas te ensinam tudo para fazer doces que parecem realmente de confeitaria. Fica a dica para quem quer aprender mais sobre confeitaria e, quem sabe, começar a trabalhar com isso como eu fiz!

    ResponderExcluir