Páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

Doncaster Market Place

Então você decidiu cozinhar...






Já parou pra pensar que a gente prepara o prato duas vezes? Primeiro, na mente. A gente escolhe o prato, então começa a selecionar os ingredientes necessários pelo passo a passo visualizado. Ihhhh...falta alguma coisa na despensa. Hora de ir às compras. Dependendo do que foi decidido, tem que se ver qual é o melhor dia da semana a comprar. Ingredientes secos e molhados encontramos nos supermercados; já as frutas, legumes e verduras frescos são encontrados em feiras livres.






Apesar de que, verdade seja dita, as grandes redes de supermercados "engoliram" as feiras de bairros. Primeiro pela praticidade: você consegue comprar tudo que precisa num só lugar e, como tais mercados compram em grande quantidade, o preço para venda ao consumidor final costuma compensar. Depois pela limpeza.
Lembro de quando eu era pequena costumava ir com meu pai à feira livre. Era divertido porque no final sempre rolava um caldo de cana...ehehe...Mas também me lembro bem da bagunça, do chão de terra muitas vezes todo cheio de lama pela chuva no dia anterior e da gritaria. Cada vendedor querendo chamar atenção à sua mercadoria. Definitivamente isso não combina com o meu "eu" atual.


Lendo um blog de uma amiga, ela cita que um sintoma pra você saber se foi picada pelo "mosquitinho" da culinária é quando você viaja, ao invés de visitar os pontos famosos, você vai direto às feiras e mercados locais.
Bom, eu ainda amo visitar os pontos locais, suas praças, jardins e museus. Mas confesso, gente. O mosquito me picou.


Em minha viagem a Londres conheci uma cidade chamada Doncaster. Uma graça!!! Grande suficiente para ter tudo que você precisa do bom e do melhor, pequena o suficiente pra fugir do caos da capital. E por vários dias fui aos mercados.
Gosto de sentir o dia a dia da gente local. Conheci supermercados, armazéns de bairro, deliveries e a feira livre.
Gente, que diferença!!!!!






Nada de sujeira pelo chão, mau cheiro, gritaria. E os produtos??? Olha só o escândalo que é esse tomate!!!! Parece aqueles que a gente só vê em televisão!!!
A feira fica em volta do Mercado de peixe. E surpresa: não fede a peixe. Ótimo exemplo pra nós... =P


Apesar de estar lá em férias, como fiquei hospedada na casa de uma amiga, nada mais educado do que cozinhar para os anfitriões. E após ter visitado uma feira tão bem abastecida e com um visual tão colorido, sempre voltava mais animada pra encarar a cozinha.
Preparar um prato, por mais corriqueiro que seja, requer uma atenção especial. Fazer com carinho dá sim resultado. Como diz aquela famosa propaganda "é o amooooooorrrr!!!!"
E começar seu preparo desde suas compras faz com que cada prato por você preparado tenha o seu toque, sua energia.
Sua família e/ou convidados agradecem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário