Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Restaurando a raiz culinária

Parece estranho à primeira vista que uma pessoa que não gosta de cozinhar na rotina possa querer fazer um blog pautado na culinária. Estranho e curioso no mínimo!!!!
Mas este blog é muito mais uma retomada a algo que ouvi de meu filho há pouco tempo.
Mexendo em meus velhos livros de receitas, meu filho me perguntou porque eu os tinha guardado, e em tamanha quantidade. Eu respondi que há muito tempo eu gostava de cozinhar, pegar nos livros de receitas e descobrir quais daquelas receitas davam certo, quais pratos eram os mais gostosos, e eu transformava cada prato feito numa festa em casa: mesa arrumada, todo mundo a postos, um júri pra ninguém botar defeito.
Mas os anos - e as agruras da vida - me fizeram perder esse encantamento. E, com isso, fui parando de preparar minhas receitas sofisticadas e diferentes e me apeguei ao velho e conhecido feijão-com-arroz pra não morrer de fome.
O açúcar havia desaparecido.
Meu filho me encarou e disse "eu queria poder lembrar de você dessa época". Essas simples palavras bastaram pra me fazer querer voltar a cozinhar da mesma forma, com a mesma paixão na qual eu fizera no passado.
Ainda não gosto de cozinhar a "rotina". Prefiro o diferente, o novo, o doce, o ponto alto e final de uma refeição: a sobremesa.

O doce sempre foi o meu forte (ou será o meu fraco???). Quando quis começar a cozinhar, anos atrás, comecei pelo fim, pela sobremesa. Hoje me arrisco a fazer um ou outro prato salgado mais elaborado, mas a sobremesa....aaaaahhhhhh....essa estará sempre presente.

E já que tenho essa paixão, por que não aproveitar e me divertir também?
Divirto-me preparando, divirto-me comendo, divirto-me vendo os olhos revirados das pessoas que as experimentam e se apaixonam junto comigo.

Não tenho pretensão de ensinar a missa ao vigário. Se você fuçar por aí, encontrará "n" blogs maravilhosos de receitas, doces e salgados. Os cake designers estão aí pra não me deixar mentir. Homens e mulheres fantásticos, verdadeiros artistas, que fazem bolos, docinhos, cupcakes, salgados, pra ninguém botar defeito.

Este blog é uma troca de ideias.
É um pouco de açúcar na sua vida.
E pode ser a diferença que faltava na sua rotina.
Seja bem vindo(a)!!!!

2 comentários:

  1. Ai meu bom Deus, e eu que tô começando um regime, ou pelo menos "tentando."
    Já não basta ver as fotos das suas maravilhas no FB, agora mais esse blog pra me matar de vontade... Fazer o quê?!
    Não dá pra resistir! hehehe
    Adorei! =)

    ResponderExcluir
  2. Vânia,
    Seu e-mail tinha se perdido lá no meio da minha caixa, ainda bem que pude encontrá-lo!
    Fiquei tão emocionada com essa história... e mais ainda que seu filho agora pode lembrar de você fazendo esses doces maravilhosos.
    Desejo a você muita felicidade no blog e fora dele, que você se divirta preparando os quitutes e que continue borboleteando muito na cozinha!
    Um beijo grande

    ResponderExcluir