É claro que com o passar do tempo nós "abrasileiramos" a receita, mas acredito que no principal a torta dos 2 países é a mesma.
Vasculhando meus livros de receitas, encontrei uma coleção de banca intitulada "Sabores do Mundo", e resolvi testar algumas das maravilhas. Tudo muito bem explicado e cheio de fotos. Huummmm...dá água na boca só de olhar. E constatei que algumas são facílimas de fazer.
Em homenagem à minha irmãzinha que adora tudo que é francês (que o marido dela não nos ouça!!!!), vamos começar pela Torta de Limão com Merengue.
Ingredientes massa:
- 250g de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) açúcar
- 1 ovo
- 100g de manteiga em temperatura ambiente
- 4 gemas
- suco de 2 limões e raspas de 1
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de água fervente
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 4 claras
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 1 pitada de sal
Numa superfície lisa peneire a farinha, abra uma cova no meio e acrescente os demais ingredientes. Misture bem até integrá-los. Adicione 2 colheres de água gelada pra ajudar na liga e amasse até que fique homogêneo. Envolva a massa em filme plástico e leve à geladeira por 40min.
Abra a massa e forre uma fôrma redonda untada e enfarinhada (forre o fundo e a lateral). Faça furos na massa com um garfo para não estufar. Asse em forno preaquecido em temperatura média (mais ou menos 10 min, dependendo do seu forno).
Enquanto isso prepare o creme.
Junte a farinha e o açúcar e acrescente a água aos poucos, mexendo para incorporar bem os ingredientes. Leve ao fogo e deixe ferver até engrossar. Depois de esfriar um pouco, junte o suco de limão, as raspas, as gemas e a manteiga e misture bem. Retorne ao fogo, desta vez em banho-maria, mexendo sempre.
Despeje o creme sobre a massa e leve ao forno médio por mais 10 min.
Bata as claras em neve com o sal. Acrescente o açúcar aos poucos até obter o merengue. Cubra a torta com ele e leve ao forno mais uma vez até que o merengue doure.
Sirva a torta gelada.
Ao término você deve ter algo mais ou menos assim...
E voilá!!! Você tem uma típica sobremesa francesa em sua mesa.
Bom apetite!
(Fonte receita: Coleção "Sabores do mundo", chef Hugo Celidônio)
Oui, oui, très magnifique!!!
ResponderExcluir