Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Pensou em açúcar...




...pensou em doce, a base deste blog. Não importa se o seu algo doce venha na forma de bebida ou sobremesa. O açúcar estará presente. E por que não dizer, nós adoramos o açúcar. Ele nos proporciona energia e animação para encararmos as horas restantes no trabalho, nos faz companhia no trânsito ou naquela aula chata na qual o relógio teima em só andar pra trás.

O açúcar refinado é um alimento relativamente novo na dieta humana. O suco da cana foi transformado em açúcar na Índia, os muçulmanos refinaram a produção, Alexandre o Grande levou-o para a  Europa, Colombo levou-o para o Caribe. Com toda a expansão marítima, o nosso amigo doce passou a ser um passageiro constante em todas essas viagens. Ganhou o mundo.
Hoje sua industrialização tem larga escala e quando vamos ao mercado acabamos por nos deparar com uma gama de tipos, tamanhos e cores de açúcar. Você duvida? Temos o açúcar cristal, muito utilizado na decoração de doces; o açúcar refinado (que tem cerca de 0,5mm de diâmetro), o de confeiteiro (0,060mm), e o impalpável (0,024mm); há ainda o açúcar mascavo, o em torrão, o orgânico... Uffa!!!!

Porém, nem tudo são flores. Muitas pessoas não podem usufruir dessa delícia por questões de saúde, seja obesidade ou diabetes. Os doces e os refrigerantes são os primeiros vilões na lista de qualquer nutricionista e endocrinologistas. Ah! E não esqueçamos os dentistas que execram o açúcar por favorecer o crescimento das bactérias na boca, responsáveis pela cárie.
Todas as formas de açúcar fornecem aproximadamente o mesmo valor energético: 4 calorias por grama. E apesar de ele por si só não ser muito calórico, sua combinação a outros alimentos doces - chocolates e confeitos - o fazem estar presente na lista do "procura-se".

Daí vem a dúvida: comer um docinho ou uma fruta? Não há dúvida de que a fruta é mais saudável, ajuda na digestão de alimentos, tem vitaminas e muitas delas têm o seu açúcar intrínseco, ou seja, natural. Nada contra. Eu mesma sou uma adepta às frutas, bonitas de se ver- num belo arranjo sobre a mesa da cozinha - e ótimas de se comer a qualquer hora do dia. Mas...
Se existe açúcar, se o homem tem a capacidade de criar essas receitas maravilhosas, se eu estou com fome, com licença! Mas eu vou ali comer um docinho e já volto.

(Fonte: Livro "Alimentos Saudáveis, Alimentos Perigosos", Reader's Digest / "O Clube do Biscoito", ed. Bertrand Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário