Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O alto astral começa pela cozinha

Todo mundo gosta de entrar numa casa limpa, perfumada, organizada. Mas já reparou que às vezes esta mesma casa tem um "clima pesado"?
Segundo o velho ditado "não creio em bruxas, mas que elas existem, existem" , é sempre bom a gente se prevenir de qualquer mau olhado que possa ser direcionado à nossa casa. E uma boa maneira é através da utilização do Feng Shui.






O Feng Shui (leia-se fong suei) é uma filosofia com cerca de sete mil anos cujos preceitos foram criados pela observação de uma relação entre os problemas que as pessoas apresentavam e o ambiente em que viviam. Fazendo pequenas mudanças no ambiente físico você consegue equilibrar o ying e o yang, o bem e o mal, o claro e o escuro de todas as coisas. Ou seja, o objetivo do Feng Shui é ajudar a atrair energias positivas e evitar que as negativas tomem conta do ambiente e atrapalhem a vida da família.
E por que não começarmos esses mudanças pela cozinha?
Pela perspectiva do Feng Shui a cozinha é considerada a parte mais importante da casa, pois é lá onde está o fogão, símbolo de riqueza da família (calma! Você não precisa ter o modelo de última geração ou um fogão de 6 bocais). Exatamente por isso ele deve estar sempre limpo e em perfeitas condições. Qualquer problema com o fogão cria um Ch'i* negativo e pode afetar a situação financeira da família.

(*Sintetizando Ch'i é a nossa "energia vital" que flui dentro do corpo. O fluxo adequado do Ch'i traz harmonia, equilíbrio e bem estar).


Vamos citar algumas coisas simples que podem ajudar a harmonizar o ambiente:
  • a cozinha deve ser bem iluminada e arejada para encontrar o Ch'i benéfico. É claro que esse mesmo Ch'i penetra na comida recém cozida, trazendo benefício a todos que dela se alimentam;
  • a pessoa que trabalha no fogão deve ter uma visão geral de quem entra ou sai do ambiente. Se isso não for possível, pela disposição dos móveis, basta se colocar um espelho em local estratégico. Acredita-se que a qualidade do alimento se altera negativamente se o cozinheiro levar um susto;
  • a água simboliza o dinheiro. Portanto, é necessário que todo vazamento seja sanado o mais rápido possível;
  • não utilize panos rasgados na cozinha (toalhas, panos de prato). Isso afasta a prosperidade (isso também vale para as outras partes da casa: toalhas, fronhas, lençois). Dê preferência aos coloridos, trazendo alegria ao ambiente;
  • organizar os utensílios não só facilita com que cada item seja facilmente encontrado, mas também traz prosperidade e calma a todos. Cada coisa no seu lugar;

 

  • a mesa onde se faz as refeições é símbolo de prosperidade, portanto, coloque sempre recipientes com frutas ou flores bem coloridas (mesmo que sejam artificiais);
  • objetos de vidros transparentes e madeira trazem equilíbrio. Tenha-os sempre à vista;
  • as cores fazem parte de um ambiente equilibrado e também auxiliam na digestão. O amarelo, o verde e o vermelho não devem faltar. Pratos, copos, travessas...
  • se o fogão é símbolo de vida e prosperidade, o lixo logicamente é seu oposto. Não deixe que os dois fiquem juntos. Seu fogão fica ao lado da pia, que por sua vez tem a lixeirinha ali? Simples: coloque entre eles algum objeto feito de madeira ou um pano verde. Isso "corta" o choque de energias.

E nem preciso dizer que manter tudo limpo além de ser higiênico e benéfico à saúde, faz um bem danado de se olhar. E lembre-se, a gente começa a comer com os olhos.
Sua cozinha não tem que ser grande, modernosa, caríssima. Deve ser prática, limpa e aconchegante. Isso já vai fazer uma grande diferença.
E boa sorte pra todos nós!



(fonte: Revista Nestlé e você, setembro/2002 - livro: Feng Shui para o sucesso, a saúde e a felicidade, de Richard Webster, ed. Pensamento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário