Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

O chá das cinco



Estamos nos aproximando de um dos eventos mais comentados pelos tablóides. Evento este no qual todas as câmeras e flashes estarão caçando o, quem sabe, futuro casal real da Inglaterra. Refiro-me ao casamento do príncipe William e da plebeia Kate Middleton.
Lembrando do casamento dos pais dele, príncipe Charles e Lady Diana e, tempos depois, do príncipe Andrew com Sarah Ferguson, podemos dizer que literalmente o país para pra acompanhar a cerimônia, a chegada, a saída da igreja, a saudação na varanda do Palácio de Buckingham.
Tudo que diz respeito ao atual casal é notícia. Eventos, roupas, sapatos, chapéus, o famoso anel que pertenceu a Diana, a viagem de lua de mel...Ufa!!! Não para de veicular novidades.


Eu posso dizer que quando ouço falar em Inglaterra a última coisa que me vem à mente é sobre o casal. Mas eu lembro, e muito, do famoso chá das cinco.
Na curiosidade fui pesquisar sobre o assunto e descobri que o chá das cinco foi instituído no ano de 1661, quando o rei Charles II casou com Catherine Bragança. Ela trouxe esse costume consigo de Portugal.
Hoje em dia o chá das cinco não é exatamente às cinco horas da tarde, mas em torno de. Com o horário de saída do trabalho às cinco, quem consegue tomar chá em pé no metrô?
O fato é que os ingleses são loucos por chá, assim como vemos nos filmes americanos que estes são loucos por café (sempre com um copinho de café pra viagem na mão).
O chá inglês vem da Índia, e pode ser bebido puro, com leite (argh!!!! Detestei!!!) com ou sem açúcar. Vem ainda acompanhado pelo bolo inglês tradicional ou simplesmente um biscoitinho.
O ponto é: bebe-se chá sempre que se pode. De manhã, à noite, no "tea break" na hora do trabalho.


Deixando de lado o jeito  pomposo inglês, podemos dizer que tem lá suas vantagens tomar o famoso líquido. 
O chá é um estimulante quase sem calorias, quando bebido puro; contém antioxidantes e bioflavonóides que reduzem o risco de câncer, doenças do coração e derrame cerebral; os taninos podem fornecer proteção contra a cárie; tem efeito diurético (as pessoas que querem emagrecer sempre o inclui na sua dieta).
E só mais uma curiosidade: metade do chá consumido no mundo é vendido em saquinhos e este método foi inventado por um comerciante de Nova Iorque em 1904.


Portanto, seja o chá preto, verde, branco, de ervas em geral, seja porque você gosta do sabor ou por questão de saúde, vale a pena incluir algumas xícaras de chá em sua dieta regular.
E então, vamos tomar um chá?



Se inglaterra me lembra o chá, chá me faz lembrar desse desenho que eu assistia quando criança e adorava. Espero que ele te traga bons momentos também. =)











2 comentários: