Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Antes da noiva, as madrinhas...



De onde surgiu esse costume de se ter madrinhas ou damas de honra adultas?
Aqui no Brasil isso não é muito comum. Convidamos crianças para serem as daminhas e casais de amigos para serem os padrinhos, mesmo que só um deles o seja oficial. Mas nos outros países esse costume é muito difundido.
Segundo pesquisa via internet (Salve Google!!!) esse costume se tornou muito popular na Inglaterra a partir do século V. Na antiguidade romana os noivos iam à cerimônia acompanhados por outros jovens da mesma idade e vestidos de forma parecida, acreditando-se, assim, que os maus espíritos não poderiam diferenciar os recém casados do resto do grupo e não poderiam prejudicá-los.
Hoje a presença das damas é menos simbólica e mais prática, sendo essas as responsáveis em ajudar a noiva na preparação do casamento (como disse acima, esse costume é mais usado lá fora. Quem viu o filme "Vestida para Casar" sabe do que estou falando).



Por muito tempo as madrinhas/damas só podiam se vestir em tons pastel. Hoje essa regra não existe mais. Há madrinhas para todos os gostos e cores e estilos. Até mesmo o negro, não aconselhado em casamento, pode ser usado se for escolha da própria noiva! O branco também não é mais tabu. Quem não se lembra no último casamento real, a irmã da noiva, madrinha, vestida de branco?



Agora as madrinhas usam o mesmo modelo e cores diferentes, cor parecida e modelos diferentes, tudo igual, tudo diferente...O céu é o limite.
O número de madrinhas varia de 1 a 4.
O legal é, como convidado, prestar atenção em todo o quadro ao entrarem na nave da igreja. A felicidade, a combinação, o compartilhar entre noiva/noivos e suas madrinhas/seus padrinhos.
O que não vale é querer agradar a gregos e troianos e transformar a entrada na igreja numa verdadeira procissão. Dessa forma, você como noiva, tira o foco do casamento de você, e transfere para o número de madrinhas ou casais entrando. Acredite em mim, os convidados param de prestar atenção em você pra contar quantas pessoas tem no altar. E isso não tem graça nenhuma. Você não pagou os tubos, passou horas se preparando para o grande dia pra ser ignorada, não é?

Abaixo alguns exemplos de noivas e suas madrinhas espetaculares.










Um comentário:

  1. Me amarrei na foto em que as madrinhas estão de vermelho! Mas todas as outras estão muito bonitas!

    ResponderExcluir