Páginas

sábado, 7 de maio de 2011

O que fazer de sobremesa para o dia das mães...Receita - Bolo de Crepe

Chega mais uma data festiva e vem a pergunta: o que fazer de diferente para a sobremesa do Dia das Mães? Ou seja, pra mim mesma!
Minha mãe mora muito longe e infelizmente não poderá comer um pedacinho de minha nova experiência, mas vale aqui a postagem, pra que ela saiba que o "pedacinho" dela está guardado.

Como todos aqui em casa são fãs de doces (mmm...por que será?), achei melhor fazer duas sobremesas.
A primeira é simples e não tem como errar, todo mundo gosta: um rocambole. Decidi pelo recheio de doce de leite com ameixa.




Mas a segunda opção eu queria fazer algo novo.
Já falei pra vocês que sou rata de colecionar livros de receitas. Minha última aquisição nessa área foi o livro "100 anos do açúcar União". São as 100 receitas mais famosas dessa marca de açúcar, muitas das quais super populares no cenário brasileiro e que logo, logo serão testadas por mim.
Mas voltando à receita escolhida, decidi fazer o BOLO DE CREPE.
Vou logo avisando que como não gosto de prato pequeno, na  descrição da receita do crepe, eu DOBREI a receita, pois, decidi preparar o prato numa fôrma de fundo removível tamanho 25.
Então vamos à ela:

BOLO DE CREPE

ingredientes crepe (dobrar a receita se quiser uma sobremesa maior):

1 pitada de açúcar
1 xícara chá de farinha de trigo
1 ovo
1 xícara chá de leite
1 colher sopa de manteiga derretida
1 pitada de sal
2 colheres sopa de manteiga para untar a frigideira

ingredientes recheio:

3 maçãs cortadas em fatias finas (eu cortei-as em cubinhos)
meia xícara chá de uvas passas sem sementes
1 xícara chá de nozes trituradas

ingredientes creme:

1 lata de leite condensado
3 colheres sopa rasas de amido de milho
3 gemas peneiradas
1 xícara chá de leite
2 colheres sopa de creme de leite fresco batido em ponto firme (confesso que aqui abusei do chantilly, e ficou uma delícia!)

ingredientes cobertura:

1 xícara café de água
4 colheres sopa de açúcar
as claras (das gemas acima) em neve

Modo de preparo:
Crepe: bata o açúcar, a farinha, o ovo, o leite e o sal. Despeje uma pequena quantidade de massa na frigideira untada com manteiga e gire-a até cobrir todo o fundo. Assim que desprender, vire o crepe e doure o outro lado. Faça isso com toda a massa. Reserve os crepes.

Recheio: Misture os ingredientes e reserve.

Creme: Misture o leite condensado com o amido. Junte as gemas e o leite e mexa até obter um creme homogêneo. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar e espere mais dois minutos no fogo. Deixe esfriar e acrescente o chantilly. Reserve.

Cobertura (merengue): Ferva a água com o açúcar até obter uma calda em ponto de bala mole. Enquanto ferve, bata as claras em neve. Com a batedeira ligada, despeje a calda fervente sobre as claras em neve e bata até esfriar.

Montagem do bolo: Numa fôrma untada com manteiga forre todo o fundo e lateral com o crepe, deixando uma aba do crepe da lateral para fora da fôrma. Intercale camadas de creme, recheio e crepe, finalizando com o crepe, criando, assim, uma tampa com as abas dos crepes. Cubra com o merengue e leve ao forno preaquecido até o merengue dourar. Desenforme só depois de frio. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.



Um comentário: